sábado, 26 de dezembro de 2009

Romantismo em Portugal (1825-1865) e no Brasil (1836-1881)

ROMANTISMO: Portugal (1825-1865) e Brasil (1836- 1881)
Romantismo é um movimento literário com novos valores estéticos, em que predominam o sentimentalismo e o idealismo. Ele surgiu na Alemanha e espalhou-se pela Inglaterra e França que o divulgou aos demais países.
As origens do Romantismo estão ligadas ao declínio da nobreza e à ascensão da burguesia européia, no final do século XVIII. As mudanças na sociedade também influenciaram na literatura.
Na Alemanha, a publicação da obra “Os sofrimentos do Jovem Werther (1774) de Goethe, deu início à fase romântica. Na Inglaterra, Walter Scott voltou ao passado medieval, com Ivanhoé (1819), valorizando o nacionalismo e romance histórico.

Características do Romantismo:
1- Cultivo das próprias tradições e valores. Rejeita-se a imitação dos gregos e latinos. Preocupam-se em retratar a nacionalidade. Os europeus buscam temas medievais e no Brasil o grande tema é o índio (indianismo).
2- Cultivo do sentimento de exaltação da natureza e o panteísmo (crença que a natureza faz parte da divindade humana). No Romantismo a natureza é significativa, companheira, refúgio. Ela forma o ambiente de sonho, fantasia, imaginação.
3- O escritor não precisa obedecer regras literárias do passado. Pode inspirar-se e criar. Tudo é pessoal, individual. O subjetivismo (o eu) toma o lugar da razão. Desenvolve-se o drama e o romance.
4- Não há mais gêneros literários fixos. A poesia escolhe ritmos e formas.
5- O escritor cria seu estilo e seu vocabulário.
6- A obra romântica é marcada de sentimentalismo, melancolia, saudade, liberdade na criação artística, individualismo, imaginação, sentimento religioso, sentimento nacionalista.

Romantismo em Portugal: 1825-1865
Em Portugal, o Romantismo desenvolveu-se em meio às lutas políticas entre D. Miguel e D. Pedro, que defendia uma constituição liberal. Muitos escritores ingressaram no exército de D. Pedro e foram exilados. O nacionalismo fazia parte da produção romântica portuguesa. O iniciador do Romantismo em Portugal foi Garret quando publicou em 1825, um longo poema intitulado Camões (espécie de biografia de Camões e seus amores). Nesta obra aparecem características românticas como: subjetivismo, culto da saudade, melancolia, solidão e outras.
Os autores românticos que se destacaram :
Garret (João Batista da Silva Leitão de Almeida Garret), com a publicação das obras, Camões, Folhas Caídas, Viagens na minha terra, Helena.
Alexandre Herculano com as obras: História de Portugal, Estudos sobre o casamento civil
Camilo Castelo Branco com as obras: Perfil do Marquês de Pombal, Memórias do Cárcere, Amor de Perdição, O que fazem as mulheres, etc.
Outros autores românticos são: Júlio Dinis, Antonio Feliciano de Castilho, João de Deus e Soares Passos.







Romantismo no Brasil: 1836-1881
O início do Romantismo está ligado com a independência do Brasil em 1822. Um momento de afirmação da nacionalidade, e que valorizava o passado histórico do Brasil.
O Romantismo começa no Brasil em 1836 com a publicação de “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães. Nesta época surge a revista Niterói, Revista Brasiliense de Gonçalves de Magalhães. O término do Romantismo deu-se em 1881 com a publicação da obra “Mulato”, de Aluísio Azevedo, que assinalava idéias realistas.
No Brasil nessa época havia muitos conflitos: Abdicação de D. Pedro I e as Regências, a Sabinada (1837-1838), a Balaiada (1838- 1841),a Revolução Farroupilha (1835-1845),a Revolução Praieira em Pernambuco (1848) a Guerra do Paraguai (1870). Durante este período na literatura brasileira predominou o “eu”, sentimentalismo, nacionalismo, indianismo, liberalismo.
Tendências do Romantismo
Indianismo e o nacionalismo: Valorização do índio, de nossa flora e fauna;
Regionalismo (ou sertanismo): que aborda o nosso homem do interior, caracterizando a região em que ele vive, com seu folclore, seus costumes;
O chamado Mal do século, ou byronismo: marcado pela melancolia, tristeza, sentimento de morte, pessimismo, cansaço da vida;
Realidade política e social: abolicionismo, as lutas humanitárias, sentimentos liberais, o poder agrário, a corrupção;
Os problemas urbanos, surgidos com o relacionamento indústria-operário.
No Romantismo há poetas de três gerações:
1ª geração: Obras de temática religiosa e mística, poesia da natureza, marcada por forte sentimento nacionalista. Poetas desta geração: Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias.
2ª geração: ultra-romântica: Obras que revelam acentuado individualismo e subjetivismo. É a poesia da dúvida, da desilusão, do negativismo, diante da vida (mal do século). Os poetas desta geração são chamados byronianos, graças a influência de lorde Byron, poeta inglês que cultivou a temática do amor e morte. Outros autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela.
3ª Geração (condoreira): O nome provém de condor, ave que voa a grande altitude. A poesia condoreira busca palavras de sentimento vasto e elevado, de grande força expressiva, traduzindo a idéia de imensidão e infinito. Os temas são: abolicionismo e natureza social. Os poeta que se destaca é Castro Alves. Alguns autores se destacaram na ficção (prosa romântica), com o romance, uma nova forma de narrativa:
a) Romance indianista: a natureza brasileira é cenário deste tipo de romance, que faz dos
indígenas, as personagens centrais da trama, geralmente fantasioso e poetizada. Autor: José de Alencar.
b) Romance urbano: ambientado na Corte do Rio de Janeiro, constitui um registro da moral e dos
costumes da sociedade burguesa do segundo Império. Autores: José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Antônio de Almeida.
c) Romance regionalista: surgido nos fins do Romantismo, retrata os costumes,as crenças,
linguagem e a geografia das diversas regiões do país. Autores: José de Alencar, Bernardo Guimarães, Franklin de Távora e Visconde de Taunay.
d) Romance histórico: encontra seus temas e personagens na sociedade fidalga dos tempos
coloniais. Bandeirantes e aventureiros se destacam na reconstituição imaginosa de nosso passado histórico. Autores: José de Alencar.
No teatro destacam-se as tragédias, dramas, e comédias de costumes que integram a produção
teatral do período romântico. Autores: Martins Pena, José de Alencar, Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário