sábado, 26 de dezembro de 2009

Funções da Linguagem

LINGUAGEM
Linguagem é qualquer sistema de sinais, utilizado para nos comunicarmos, expressarmos nossas idéias, sentimentos e experiências.
A linguagem pode ser verbal(falada ou escrita) ou não- verbal (gestos, imagens, figuras, sons, cor). Somente os seres humanos possuem linguagem verbal.
LÍNGUA
Língua é um código verbal pertencente a determinado grupo de indivíduos(brasileiros, franceses, japoneses...) É a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos que constitui uma comunidade. As línguas variam de acordo com as nacionalidades:
Eu te amo: Língua Portuguesa
Ich liebe dich: Língua Alemã
Io ti amo: Língua Italiana
Yo te amo: Língua Espanhola
I love you: Língua Inglesa
FALA
Fala é a linguagem verbal de cada indivíduo. É a emissão de sons combinados que transmitem informações a outras pessoas.
DISCURSO
Discurso é a utilização individual da língua. Cada indivíduo tem uma maneira própria de se comunicar, de se expressar, procurar selecionar as formas de enunciado que melhor exprimam o pensamento.
ESTILO
Estilo é a maneira própria de cada um falar ou escrever.

FUNCÕES DA LINGUAGEM
Os textos orais ou escritos buscam sempre um efeito sobre o receptor (leitor): informar, aconselhar, convencer, emocionar ou proporcionar prazer.
1- REFERENCIAL: quando a linguagem se refere a acontecimentos e tem como objetivo transmitir informações. Ex: O tempo amanhã será nublado.
2- EMOTIVA OU EXPRESSIVA: quando o emissor está na 1ª pessoa (EU, NÓS). Expressa os sentimentos de quem fala em relação àquilo de que está falando. Ex: Estou muito feliz.
3- CONATIVA: quando está centrada na 2ª pessoa (TU, VÓS). Influencia o receptor a fazer ou deixar de fazer algo. É o texto de propaganda. O verbo está no imperativo(ordem), uso do vocativo. Ex: Não deixe de ver aquele filme amanhã.
4- FÁTICA: verifica se o canal de comunicação está funcionando, se o emissor está sendo compreendido. No decorrer da conversa emitimos sons como: “hein? ”, “hum-hum”, “alô”, “entenderam”...
5- METALINGÜÍSTICA: é a linguagem que explica, fala sobre a própria linguagem. Utilizada nos dicionários. Ex: Amor: sm 1 Atração espontânea e intensa por alguém ou por alguma coisa, 2 Carinho.
6- POÉTICA: é o uso de criatividade na linguagem. Uso de figuras de linguagem, ritmo, rima. É a linguagem das poesias, poemas. Ex: Amor é fogo que arde sem se ver...








Nenhum comentário:

Postar um comentário