sábado, 26 de dezembro de 2009

Figuras de linguagem ou estilo

FIGURAS DE LINGUAGEM OU ESTILO
Figuras de linguagem são recursos usados na fala e na escrita para dar à comunicação mais força, ênfase, colorido e beleza.
1- Recursos lexicais: referem-se às palavras utilizadas.
a) Comparação: estabelece uma relação de semelhança entre dois termos comparados. Ex: O Rio de Janeiro é como um feriado.
b) Metáfora: é uma comparação implícita e mental entre os dois termos comparados. Ex: O Rio de Janeiro é um feriado. Na metáfora suprime-se a palavra comparativa (como), que estabelece a relação entre os dois seres.
Exercício:
Faça comparações e metáforas:
a) O algodão é branco. A neve é branca.
b) Esta laranja é azeda. O limão é azedo
c) Esta fruta é doce. O mel é doce.
d) Aquele juiz é frio. O gelo é frio
Comparações
Metáforas
O algodão é branco como a neve.
O algodão é uma neve.

c) Metonímia : é o emprego de uma palavra por outra, baseando-se numa relação constante entre as duas. Ex: Eu gosto de ler Vinícius. (Vinícius sendo substituído por livro).Tomamos uma Brahma. (Brahma no sentido de cerveja).

d) Catacrese: é o emprego impróprio de um termo, por não existir termo apropriado para designar certas ações, coisas ou qualidades. Ex: Embarquei no trem. Embarquei no avião. Consertei o braço da cadeira e o pé da mesa. A asa do bule está quebrada.

e) Prosopopéia (personificação): atribui qualidades, ações, características humanas a seres mortos, animais irracionais, e seres inanimados. Ex: A pequena árvore estava alegre com a chegada da primavera.

Exercícios
1- Identifique as catacreses das frases:
a) A gaivota retesou as asas. d) A boca do forno está fechada.
b) Quebraram as asas da xícara. e) Um fio de luz entrava pela janela.
c) Pescava com fio de náilon.
2- Identifique as prosopopéias:
a) As ondas lambiam a praia. c)As borboletas dançavam no ar.
b) O sol morria no horizonte.

2- Recursos semântico-pragmáticos: referem-se ao sentido das frases.
a) Eufemismo: é o emprego de palavras ou expressões suaves no lugar de expressões rudes, desagradáveis, chocantes. Ex: Ir para o reino de Deus.(= morrer), funcionário da limpeza pública. (lixeiro), Não é muito dado ao trabalho. (= preguiçoso).
b) Antítese: uso de palavras ou idéias de sentido contraditório na mesma frase ou parágrafo. Ex: Amamos, vagamente surpreendidos, pelo ardor com que estávamos unidos, nós que andávamos sempre separados.
c) Paradoxo: é uma afirmação que subverte as idéias, apresentando fatos que mantém relações incompatíveis entre si. Ex: Meu amor e meu ódio por você são iguais.
d) Ironia: dizer o contrário do que pensamos, num tom de zombaria. Ex: Que belo papel você fez na festa ontem. (papelão, fiasco).
e) Hipérbole: exagero de idéias ou sentimentos. Ex: Ele come como um elefante.
Identifique as hipérboles:
a) Pegou o carro e saiu voando estrada afora. c) Há um século que te espero.
b) Ela morria de ciúmes.

f) Elipse: é a omissão de uma ou mais palavras que deveriam constar na frase. Ex: O time deles todo no campo da gente. (O time deles estava todo no campo a gente: houve elipse do verbo estar).
g) Anáfora: repetição de uma palavra em intervalos regulares, no início de versos ou frases. Enfatizar idéias, chamar a atenção. Ex: Não troque de cara, troque de ótica, troque seus óculos na Fotóptica.
h) Gradação: apresentação de idéias em andamento crescente ou decrescente. Ex: Ele estava satisfeito, feliz, exultante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário